QUALIDADE

GESTÃO DA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

O comprometimento da presidência e direção com o desenvolvimento e a implantação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade na Fundação Banco de Olhos de Goiás, está evidenciado nos processos implantados e no compromisso com a melhoria contínua de sua efetividade, traduzido desde o estabelecimento da Política Integrada, dos objetivos mensuráveis, incluindo seu planejamento e a sistemática para a coleta e avaliação de indicadores; da disponibilização de recursos para a implementação do Sistema e os mecanismos criados para avaliação e análise crítica.

A instituição identificou e planejou todos os seus processos, assegurando que estes são executados sob condições controladas para satisfazer as partes interessadas, incluindo:

  • Mapeamento de processos e definição dos critérios de aceitação dos produtos e serviços por meio dos requisitos de entradas e saídas da cadeia cliente fornecedor; 
  • Procedimentos do Sistema e Procedimentos Operacionais Padrão devidamente documentados; 
  • Critérios claros de execução dos serviços operacionais assistenciais e administrativos;
  • Monitoração e controle de parâmetros adequados de processos e de serviço;
  • Registros necessários para evidenciar que os processos e os serviços atendem aos requisitos especificados.

A adequação das saídas dos processos é de diversas formas avaliadas, sendo por meio de monitoramento de indicadores, gerenciamento de produtos não conformes, controles internos dos processos, gerenciamento de riscos e auditorias internas do sistema de gestão da qualidade. Qualquer desvio do esperado que foi identificado por esses meios de avaliação é analisado criticamente e tratado por meio de ações corretivas. 

A partir de 2019, a Gestão da Qualidade e a Segurança do Paciente, passou a ser uma questão estratégica.  Visando alcançar compromisso e engajamento de toda a liderança na eliminação ou mitigação de riscos na assistência prestada ao paciente, na prática dos profissionais e no ambiente hospitalar.

ACREDITAÇÕES E CERTIFICAÇÕES

A Fundação Banco de Olhos de Goiás, tem buscado implementações, certificações e acreditações, desde então, mantém um programa de manutenção e ampliação de modelos gerais e específicos reconhecidos. Conheça os modelos já consolidados ou em implantação na instituição:

  • Reconhecida como Utilidade pública Federal pelo decreto presidencial de 16 de maio de 1996 e Utilidade Pública Estadual, lei Nº 11.373 de 26 de dezembro de 1990, Utilidade municipal, lei nº6.725 de 17 de dezembro de 1988
  • CEBAS: Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Portaria nº1093 de 17 de setembro de 2019);
  • CNES: Cadastro Nacional Estabelecimento de Saúde sob o nº 2338386;
  • Reconhecida como Utilidade pública Federal pelo decreto presidencial de 16 de maio de 1996 e Utilidade Pública Estadual, lei Nº 11.373 de 26 de dezembro de 1990, Utilidade municipal, lei nº6.725 de 17 de dezembro de 1988.
AHEG - ASSOCIAÇÃO DOS HOSPITAIS DO ESTADO DE GOIÁS

É um conjunto de fatores baseados em métodos e padrões definidos para avaliar, garantir, dar segurança e qualidade na assistência à saúde. Tem caráter educativo, voltado sempre para a melhoria contínua do estabelecimento, sem finalidade de fiscalização ou controle sanitário. O processo é guiado por quatro princípios fundamentais: É voluntário, periódico, reservado e individualizado.

ONA - ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO

O método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua. Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.

A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.  

 A Fundação Banco de Olhos de Goiás, está em processo de certificação onde já foi realizado a primeira etapa de Diagnóstico Organizacional, e está em fase de adequação dos requisitos para realização da Avaliação de Certificação.

Rolar para o topo